Muitas vezes, ao longo da minha jornada profissional, tive a oportunidade de conhecer pessoas que fizeram muita diferença nas suas áreas de atuação. O que elas tinham em comum: executar suas atividades com amor.
Sabe aquela atenção genuína em se preocupar com as pessoas, aquele sorriso verdadeiro que, às vezes, chega como um bálsamo em um determinado momento no meio da correria? Isso não vem escrito em nenhum manual de treinamento. São pessoas que fazem o que amam e amam o que fazem.
Mas, não é tão simples assim. Minha geração foi muito privilegiada. Vivenciamos a era off-line quando tínhamos máquinas de datilografia, telex para mensagens e fax. Isso mesmo, se você sorriu então sabe muito bem o que estou dizendo, você deve ter se lembrado do toca-fitas e do primeiro aparelho de CD. No passado, éramos educados para construir uma carreira de sucesso. Hoje, estamos em um outro momento, o on-line. A tecnologia chegou e se instalou em nossas vidas. Novas formas de conexões surgiram. As notícias, por exemplo, já não chegam somente no jornal impresso pela manhã, elas estão em nossas mãos a qualquer momento.
A velocidade impera no nosso dia-a-dia. Ser veloz não significa fazer as coisas no automático. Devemos enxergar a sociedade e nossa relação entre empresas como pessoas se relacionando com pessoas. Todos os negócios foram e estão sendo criados para suprir uma necessidade que, às vezes, nem sabemos que existe. Portanto, estar um passo à frente não é somente investir na última tecnologia, que fará toda a diferença na otimização dos processos e aumento da produtividade. O resultado final para a empresa virá da combinação de produtos e serviços pensados sob a ótica do seu cliente, sistemas e controles de gestão e manter um time com pessoas que fazem o que gostam e vão entregar muito além dos 100%, porque vão manter o seu cliente e contribuir para transformar esta relação empresa cliente em uma relação de valor duradouro.
Como gestores, devemos propiciar um ambiente cada vez mais diverso, de liberdade de opinião, de criatividade, de relacionamento colaborativo. Nosso desafio é gerenciar estas diferenças e proporcionar um ambiente de trabalho onde cada um possa sempre contribuir com o seu melhor. Um time engajado, comprometido e respeitado levará a empresa a atingir as metas programadas.
Pense como cliente, em quais escolhas que você faz durante o dia, quais lugares você retorna porque se sente genuinamente acolhido? Como gestor, olhe para o seu time e questione o que faz diferença na vida daquelas pessoas que entregam muito mais do que foi planejado e ainda chegam ao final do dia com disposição e novas ideias: amor por aquilo que fazem.
Até o próximo encontro!