Para cada pessoa de acordo com a sua história, cultura e base de vida padrão será algo totalmente diferente. Nasci numa família negra, indígena, baiana e espanhola, somente aí já sou mistura bem eclética. No dicionário Michaelis encontramos a definição de padrão sendo:um modelo estabelecido cuja aprovação por consenso geral ou por autoridade oficial serve de base para comparação. Observando pelo sentido figurativo também pode ser nível de qualidade. Standard
Se falarmos de standard, para mim padrão é ter respeito ao próximo, e manter na minha essência meus valores e agir de forma correta. Jamais faça para os outros aquilo que você não poderá suportar. No entanto vivemos num mundo onde valores estão distorcidos, porque temos pessoas com níveis de consciência diferentes.
Pela ótica empresarial algumas empresas já entenderam que as mulheres brasileiras são de todos os tamanhos, que de acordo com a Abravest – Associação Brasileira do Vestuário e Sebrae o mercado plus size, acima do tamanho 44 movimenta R$ 5bilhões. Atravessamos mudanças bem significativas em 2020, então as roupas ganharam outro significado na vida das pessoas: praticidade, conforto e bem-estar. Elegância é uma questão de estar bem com você mesmo. Negócios que revendem roupas usadas via internet estão crescendo em todo o mundo. Porque é importante é o que é NOVO para VOCÊ.
Sou uma mulher GG grande e generosa, alta com personalidade própria, fui educada para subir qualquer montanha. Enfrentar os medos e seguir adiante. Mas para a indústria de calçados no Brasil ainda tem muito espaço para terem finalmente coleções com numerações a partir do 40 para mulheres. Sim amamos sapatos e o 39 forma larga não serve em nossos pés.
Historicamente as empresas eram orientadas para lucro acima de qualquer custo. Atualmente já temos empresas aplicando os princípios do ESG, olhando para as questões de sustentabilidade ambiental, econômica e social. Este modelo pressupõe um comportamento responsável das empresas ao longo de suas trajetórias. Desta forma as empresas contribuem com a construção de um Legado com bases mais sólidas, que não apenas evite, mas combata e reduza a deterioração do meio ambiente, o esgotamento de recursos naturais e olhem para o fator humano nas corporações e na sua comunidade de atuação como centro das suas atenções.
Quando reviso um pouco da minha história, recordo-me que há mais de 30 anos atrás minha mãe me matriculou numa escola de informática. Porque lia muito e sabia que a informática mudaria o mundo.
Nos anos 80 não era Padrão, colocar uma menina de 12 anos numa classe de adultos que estudavam informática e na época eram apenas eu e uma amiga aprendendo sobre este universo. Lá se foram 30 anos… e a tecnologia realmente mudou o mundo. Empresas foram transformadas, outras desapareceram. Novos negócios surgiram e inovações acontecem todos os dias. Minha mãe era futurista? Não. Ela apenas pensava foram dos “padrões da época”. Serei eternamente grata a isto.
Ontem numa conversa muito especial com uma mentora e conselheira, falamos sobre a importância da construção de times complementares, de trazer para o seu time pessoas que são melhores do que você em determinadas áreas, afinal cada ser humano tem suas potencialidade, mas temos muito mais a aprender. Três ingredientes são fundamentais em nossa vida Paixão, Planejamento e Persistência.
Jamais permaneçam na zona de conforto, isso parece um padrão confortável, mas não te levará a lugar nenhum. As inovações, as mudanças e oportunidades não vão acontecer na Zona de Conforto.
Então para você o que é Padrão? Seguir confortável na sua zona de conforto ou mudar? Toda mudança implicará em pesquisar, errar, testar, aprender e reconstruir. Mas o sabor da vitória e da bagagem que você trará para sua vida, não tem preço. Pense nisto!
Lu Carmo